
O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) da Paraíba realizou, nesta quarta-feira (22), sua 71ª Reunião Ordinária, com destaque para a apresentação e aprovação do Plano de Aplicação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) referente ao período de 2026 a 2029. O encontro ocorreu de forma presencial na Sala de Reuniões da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em João Pessoa, e foi conduzido pelo Secretário Executivo do CERH e presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro.

A reunião contou com a presença dos conselheiros e representantes de diversas instituições que integram o colegiado. Durante o encontro, foram discutidos temas estratégicos voltados ao fortalecimento da gestão dos recursos hídricos no estado.
O Plano de Aplicação do FERH 2026–2029 foi previamente analisado pela Câmara Técnica de Temas Especiais (CTTE), que se reuniu no dia 2 de outubro — de forma presencial e virtual — para revisar e emitir parecer favorável à proposta. Após a apresentação durante a 71ª Reunião Ordinária, o plano foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros, consolidando um importante avanço para o direcionamento dos investimentos em políticas públicas voltadas à gestão hídrica.

Além da apresentação do plano, a pauta da reunião contemplou a posse de novos conselheiros, a leitura e votação da ata da 70ª Reunião Ordinária, e a apresentação da proposta de revisão do mandato dos membros das Câmaras Técnicas, com base no Decreto nº 25.764/2002.
No encerramento, Porfírio Loureiro reforçou o convite aos conselheiros e instituições parceiras para participarem do III Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos e do III Simpósio Paraibano de Segurança de Barragens, que acontecerão nos dias 12 e 13 de novembro de 2025, em João Pessoa. Os eventos, promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Aesa, serão realizados na PBTur – Centro Turístico de Tambaú e têm como objetivo ampliar o diálogo técnico e institucional sobre a gestão dos recursos hídricos e a segurança de barragens na Paraíba.