O diretor de Operação e Monitoramento dos Recursos Hídricos, Beranger Arnaldo de Araújo, o gerente de Operação de Mananciais e de Segurança de Barragens, João Pedro Chaves, e o gerente de Hidrometeorologia e Eventos Extremos, Alexandre Magno de Medeiros, representaram a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) no evento “Legado Socioambiental do PISF: segurança hídrica e desenvolvimento regional sustentável”, realizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em Petrolina (PE).
O encontro aconteceu no Cineteatro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e reuniu especialistas e gestores para discutir os resultados da gestão ambiental do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Durante a programação, foram apresentados avanços nas áreas de conservação da biodiversidade, monitoramento de fauna e flora, preservação do patrimônio arqueológico e mitigação de impactos ambientais.
A iniciativa também promoveu debates sobre o fortalecimento das políticas públicas de gestão ambiental no semiárido brasileiro, destacando o impacto positivo do PISF, que já beneficiava 12 milhões de pessoas em 390 municípios. O evento reforçou o compromisso de conciliar desenvolvimento regional e sustentabilidade, ampliando a cooperação entre pesquisadores, gestores e técnicos.