Em apenas 24 horas, choveu 61% da média histórica do mês de maio em Bayeux

Entre as manhãs de domingo (28) e desta segunda-feira (29) a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) registrou 149,5 milímetros chuvas em Bayeux, cidade onde mais choveu neste período na Paraíba. O valor registrado corresponde a 61,4% da média histórica de todo o mês de maio, que é 243,5 milímetros.
No mesmo período, a Sala de Situação da Aesa, que monitora a variação climática de forma ininterrupta em todo o Estado, também anotou índices pluviométricos significativos em João Pessoa (140,4 mm) e Santa Rita (121,6 mm). “Se somarmos os acumulados ao longo deste mês nestas cidades, os aumentos em relação às médias históricas de maio são de 56% e 77%, respectivamente”, concluiu Marle.
A previsão para tarde e a noite desta segunda-feira é de mais chuvas nas cidades litorâneas. “Continua o deslocamento de nuvens vindas do oceano Atlântico em direção a costa leste dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Com isso, o tempo deverá permanecer com muitas nuvens e chuva que pode variar de intensidade moderada a forte”, alertou a meteorologista, Marle Bandeira.
A previsão de fortes chuvas no Litoral foi repassada pela Aesa para a Defesa Civil estadual e também dos municípios, além de Corpo de Bombeiros. “O setor de monitoramento da Aesa permanece o estado de atenção nas próximas 24 horas, acompanhando em tempo real os dados enviados pelas estações meteorológicas e analisando as imagens de satélites, para alertar estes órgãos sobre possíveis eventos críticos como enchentes”, informou o presidente da Aesa, João Fernandes, no início da tarde desta segunda-feira (29).
7 Comentários