Aesa participa de audiência pública sobre o Eixo Norte da Transposição

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) participará da audiência pública do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco que acontecerá nesta sexta-feira (09) na cidade de Uiraúna. Durante o encontro, representantes do Ministério da Integração Nacional apresentarão o andamento das obras no trecho próximo à cidade de Cajazeiras.
De acordo com o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, a audiência pública será importante para discutir a situação hídrica do sertão paraibano e a andamento das obras da transposição. “A situação da bacia hidrográfica do Alto Curso do rio Piranhas é preocupante. Fazendo uma média dos reservatórios da região temos menos de dez por centro da capacidade”, informou, referindo-se aos açudes Bartolomeu I, Engenheiro Ávidos, Bom Jesus, São Gonçalo, Jenipapeiro e São José I.
Com 260 quilômetros de extensão, as obras do Eixo Norte apresentam 94,52% de execução e, segundo o Ministério da Integração Nacional, estão previstas para serem concluídas no segundo semestre deste ano, após finalização de serviços necessários à passagem da água do rio. A expectativa é de que ela chegue ao reservatório de Jati (CE) e à Região Metropolitana de Fortaleza ainda neste ano. Esse eixo beneficiará municípios nos quatro estados contemplados pelo Projeto – Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O Eixo Norte está dividido em três metas. A terceira, que vai trazer água à Paraíba, tem 81 quilômetros e estende-se do reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE), até o reservatório Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras. De acordo com o Ministério da Integração Nacional a meta três  apresenta 98,35% de execução física.