Aesa participa de Simpósio de Direito Ambiental do Nordeste

O presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, participou do III Simpósio de Direito Ambiental do Nordeste,  no auditório da Reitoria do Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.  Com o tema “Crise, Complexidade Ambiental e o Papel do Direito na Gestão Hídrica do Nordeste”, o evento foi realizado pela  UFPB e pelo Instituto Um Direito por um Planeta Verde.

Um dos objetivos é promover a construção de conhecimentos interdisciplinares que possam agregar fundamentos teóricos e práticos aos estudos e pesquisas que são desenvolvidos no Nordeste por estudantes de graduação e pós-graduação sobre a temática ambiental.

Para Bernardina Freire, “a UFPB é o ambiente ideal para o encaminhamento dos debates que envolvem temas como esse, que têm o olhar para o futuro e para o bem-estar da sociedade. Hoje temos um trabalho muito bem conduzido na preservação do nosso meio ambiente em todos os Campi e essa ação nos capacita para abraçar não só o Simpósio, mas todo movimento que seja de cuidado com o ser humano e com o planeta”.

A conferência de abertura foi proferida pelo professor Álvaro Sanchez, da Universidade de Sevilha.

Estiveram presentes o diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), prof. Fredys Orlando Sorto; o presidente da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba, João Fernandes; o superintendente da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Paraíba, João Vicente; James de Sousa, representando a Secretaria de Meio Ambiente do Município de João Pessoa; representantes da OAB e da Delegacia de Meio Ambiente, entre outras autoridades.

O III Simpósio do Meio Ambiente se encerra nesta sexta-feira (11), com a seguinte programação:

9h às 10h30 – Painel V: Água, Energia e Desenvolvimento Sustentável

11h30 às 13h – Painel VI: Água e Direito Urbanístico na Perspectiva das Grandes Cidades do Nordeste

13h às 14h40 – Intervalo – Almoço

14h30 às 16h – Painel VII: Direito, Alimentação e Água: Diálogo Multinível

16h às 16h30 – Intervalo – Coffee Break

16h30 às19h30 – Apresentação de teses (ocorrerá nas dependências do CCJ/UFPB)

19h30 às 20h – Encerramento com III Encontro dos Pesquisadores de Direito Ambiental da Região Nordeste

Com informações da Agência de Notícias da UFPB