Aesa participa da Semana do Meio Ambiente

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), realiza, entre os dias 2 e 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente de 2019, que este ano tem como tema “Juntos em Combate aos Crimes Ambientais”.

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) partipa do evento, que tem uma vasta programação incluindo palestras, apresentações culturais, oficina, inauguração de biblioteca, exposições e trilhas ecológicas, direcionada às escolas e público em geral. Com isso, a Aesa e Sudema pretendem chamar atenção sobre as Unidades de Conservação (Ucs) no Estado.

O evento começa no domingo (2), na Praia de Pitimbu, às 14h. Na ocasião, ocorrerá a ação “Praia Limpa… Pitimbu Praia Linda”, que terá atividades como blitz da sensibilização, coleta de resíduos, jogos e exposições de materiais educativos dos parceiros.

Na segunda-feira (3), às 13h30, a Escola Estadual Professora Luíza Simões Bartollin, em João Pessoa recebe a apresentação do grafiteiro Marcos Cristiano, conhecidos também como Perfect. Palestra sobre crimes ambientais e exibição de animais que foram taxidermizados (técnica de preservação da forma da pele), também estão incluídos na dinâmica da tarde.

Na terça-feira (4), a equipe da Ceda estará na Escola Estadual Assis Chateaubriand, em Campina Grande, às 13h30. Uma das atrações é o grupo Griô, que tem como objetivo integrar saberes populares ao ensino formal. Também serão proferidas palestras do Batalhão Ambiental e exposição de materiais educativos.

Já na quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, as atividades ocorrem na praça principal da cidade do Conde, às 8h. A atividade conta com apresentação do grupo de percussão Tambores do Tempo, que cruza ritmos e danças tradicionais como ciranda, samba reggae e toré (dança típica dos povos indígenas do Nordeste). No turno da tarde, a ação inicia às 13h30, na Reserva Ecológica Verde Pasto, em Patos, com trilha ecológica, palestras informativas e exibição de animais taxidermizados.

Na sexta-feira (6), a semana continua com atividades na UC Parque Estadual da Mata do Xém-Xém, localizado em Bayeux. Serão desenvolvidas ações educativas, como palestras com conselheiros ambientais, escoteiros e pinturas para alunos da rede pública de ensino e pintura do cercamento da UC. Pela tarde a ação acontece na Escola Estadual Antônio Pinto Barbalho, no distrito Pitanga da Estrada, em Mamanguape, são promovidas palestras do Batalhão Ambiental, exposição de materiais informativos e exposição de animais taxidermizados.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico Benjamim Maranhão (JBBM), que é administrado pela Sudema, fecha as comemorações, no sábado (7), com uma programação especial, contando com uma oficina direcionada a profissionais e estudantes das áreas de educação e turismo, a partir das 8h30, intitulada ‘Educação ao ar livre e o déficit de natureza: o que as crianças estão perdendo por estarem longe dos espaços naturais?”, ministrada por Edmilson M. Fonseca, com 15 vagas e inscrições realizadas, antecipadamente, a partir da terça-feira (4), pelo e-mail jardimbotanico.jp@gmail.com.

No período da tarde, entre 13h30 e 16h30, será lançado o projeto ‘Jardim de Livros’, que é uma biblioteca colaborativa localizada no Centro de Visitantes do Jardim Botânico, onde os visitantes poderão pegar os títulos disponíveis e ainda serão estimulados a deixarem outros exemplares para que outras pessoas possam se beneficiar com o projeto.

Para todas as atividades do JBBM, os participantes devem trajar calças compridas e sapatos fechados. Tudo é gratuito.