Meteorologistas da Aesa são homenageados na cidade de Belém

Três meteorologistas da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) serão homenageados na tarde desta sexta-feira (29) pela Câmara Municipal de Belém. Carmem Becker, Flaviano Fernandes e Marle Bandeira receberão os títulos de “Cidadão Belenense” como reconhecimento ao estudo que resultou na inclusão do município na região do Semiárido.

O trabalho científico foi realizado em 2017 depois que o Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) estabeleceu critérios técnicos para delimitação do semiárido brasileiro. Servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e da Aesa realizaram juntos a pesquisa que resultou na inclusão de Belém.

Também entraram na nova lista do semiárido os municípios: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alagoinha, Araçagi, Areia, Borborema, Caldas Brandão, Cuitegi, Duas Estradas, Guarabira, Gurinhém, Juarez Távora, Lagoa de Dentro, Matinhas, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, São José dos Ramos, Serra da Raiz, Serra Redonda, Serraria e Sertãozinho.

Integraram a equipe que realizou o estudo e também serão homenageados: o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba, Romulo Araújo Montenegro; o gerente executivo de irrigação da Sedap, Demilson Lemos de Araújo; os técnicos da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Lincoln Barros Veras e Rubens Fernandes da Costa; e o representante do Banco do Nordeste Kennedy Wanderley de Souza.