Atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos foi discutida em 10 cidades

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) realizou uma série de dez seminários sobre o diagnóstico de atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba (PERH-PB). Os debates foram realizados em Itaporanga, Sousa, Santa Luzia, Taperoá, Monteiro, Boqueirão, Areia, Pedras de Fogo, Mamanguape e João Pessoa. Todos os encontros foram abertos ao público.

Na terça-feira (28)quarta-feira (29), o seminário foi realizado no auditório do IFPB em Sousa. Na quinta-feira (30), no auditório do Shopping Veneza, em Santa Luzia e na segunda-feira (04/02), na Câmara de Vereadores de Taperoá.

O objetivo do PERH é orientar as políticas e o gerenciamento dos recursos hídricos, buscando soluções para problemas de abastecimento em várias cidades paraibanas. Elaborado em 2006, o Plano Estadual precisa de atualizações, para contemplar temas como transposição do Rio São Francisco e o Canal das Vertentes Litorâneas.

A atualização do PERH está sendo realizada por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, assinado em 30 de setembro de 2016. O acordo, que tinha vencimento programado para outubro de 2018, foi ampliado para outubro de 2020 após a realização de um Termo Aditivo.