Aesa discute utilização da água do açude Condado, em Conceição

O açude Condado, localizado na cidade de Conceição, está com 18 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 52% da capacidade máxima. A utilização desta água foi discutida na quarta-feira, 26 de agosto, pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Ministério Público Estadual e representantes dos agricultores e de associações de moradores. A reunião foi realizada na Câmara Municipal de Conceição e, por causa da pandemia do novo coronavírus, não será aberta ao público.

Durante o encontro foi discutida ainda a utilização da água do reservatório Serra Vermelha, que também fica em Conceição e está com cinco milhões de metros cúbicos, o equivalente a 43,34% da capacidade máxima do açude. As decisões tomadas na reunião são registradas no Termo de Alocação de Água e publicadas para ajustar as outorgas vigentes e dar transparência ao processo.

A alocação de água é um processo de gestão empregado para disciplinar os usos múltiplos. Ela tem caráter participativo, por isso são realizas reuniões com a presença de órgãos gestores das águas, operadores de reservatório e representantes da comunidade. O objetivo é encontrar soluções e alternativas para atender ao maior número de pessoas.

A Aesa tem importante papel como interlocutora entre os usuários e entidades envolvidas, no fornecimento de dados e informações técnicas que são essenciais para melhor tomada de decisão.