Professores da rede pública elogiam primeira fase da capacitação promovida pelo Comitê nas Escolas

Mais de cem professores da rede pública de ensino estão participando do projeto Comitê nas Escolas, que está promovendo capacitação gratuita sobre gestão de recursos hídricos. O programa, fruto de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), e os Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba começou na última segunda-feira (3) de forma virtual e já recebeu uma série de elogios.

Para o professor de geografia Samuel Fleck, o curso é didático e interativo. “Eu gostei muito, o conteúdo é bastante claro e pudemos dialogar sobre os tópicos mais importantes”, ressaltou Samuel, que ensina alunos do oitavo e nono anos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Prefeito Antônio Teixeira, na cidade de Santa Rita, localizada na região metropolitana da capital.

Três professores da Escola Estadual Joaquim Nabuco, do bairro de Costa e Silva, em João Pessoa, estão inscritos no Comitê nas Escolas. Paulo Aldemir Delfino Lopes ensina língua portuguesa e vai trabalhar um projeto de interdisciplinaridade com educadores das áreas de ciência e geografia.

“O material didático é primoroso, desde a metodologia de abordagem até a qualidade de impressão. Nosso desafio é repassar este conteúdo aos alunos de uma forma atraente e divertida nas três disciplinas. No meu caso, vamos ver a água como espaço de vivência na literatura e em alguns momentos até como um personagem importante”, explicou.

Responsável por várias cadeiras de cursos técnicos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Úrsulo, Pedro José Cesar Lima ainda não decidiu como vai explorar o tema recursos hídricos. “Eu gostaria de levar os alunos para a nascente de um rio, mas por enquanto isso ainda não é possível pois seguimos com aulas remotas. Mas conforme a capacitação vai avançando as ideias vão chegando. Como ganhamos um material didático que é prático, voltado para aulas remotas e de fácil compreensão, não vai ser difícil realizar um bom trabalho na escola”, elogiou Pedro, que já foi presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Sul e hoje ensina na cidade de Pedras de Fogo, no extremo sul da Paraíba, divisa com Pernambuco.

A capacitação virtual tem 15 horas de duração e ao final deste processo, o professor recebe um certificado de comprovação. Os participantes têm direito a um kit educativo com materiais desenvolvidos para abordar, de maneira dinâmica, a importância da proteção e gestão dos recursos hídricos.

“Quando apresentamos o kit, falamos dos fundamentos da Lei das Águas, apresentamos mapas das bacias hidrográficas, explicamos as áreas de atuação dos comitês e também apresentamos vídeos, sejam produções próprias ou disponibilizados pela Agência Nacional das Águas (ANA)”, detalhou a coordenadora do Comitê nas Escolas e vice-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte, Mirella Motta. O kit educativo está disponível para download no site aesa.pb.gov.br .

De acordo com o diretor-presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, o Comitê nas Escolas tem apoio integral da agência estadual. “Uma equipe de servidores da Aesa está diretamente empenhada neste projeto. Temos gente atuando como instrutor, como monitor, pessoas trabalhando na mobilização social, na comunicação junto à imprensa e nas redes sociais para promover o projeto, além do apoio de toda nossa diretoria”, elencou.

O Comitê nas Escolas foi lançado no dia 24 de março de 2021, na Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água. Além do Governo do Estado e Aesa, também contribuem para o projeto: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

“Nosso intuito é fazer com que cada bacia hidrográfica, cada região do nosso estado, tenha pessoas interessadas na nossa água, comandando e discutindo coletivamente sobre a gestão de recursos hídricos da Paraíba”, destacou o diretor executivo administrativo e financeiro da Aesa, Joacy Mendes Nóbrega no terceiro dia de capacitação.

Nesta primeira fase o Comitê nas Escolas está sendo realizado nas regiões das bacias hidrográficas dos rios Gramame e Abiaí, área de atuação do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul. Essa fase contempla 50 instituições de ensino da 1ª e 12ª Gerência Regional de Educação da Paraíba (GRE-PB).

Outras 87 escolas da 2ª e 14ª GRE, situadas nas regiões de abrangência do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte devem ser contempladas no segundo semestre. Na terceira etapa serão atendidas 164 escolas da 3ª, 4ª e 5ª GRE localizadas na região no alto e médio rio Paraíba. Na sequência, o projeto Comitê nas Escolas atenderá outras 146 escolas da 1ª e 12ª GRE, na região do baixo rio Paraíba.