Congresso Brasileiro de Meteorologia é realizado em Campina Grande

Meteorologistas de várias regiões do país e também do exterior estarão reunidos em Campina Grande no Congresso Brasileiro de Meteorologia (CBMET) que será realizado entre os dias 16 e 19 de novembro. A abertura oficial está programada para as 19 horas desta terça-feira (16) no Centro de Convenções Raymundo Asfora. Organizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) em parceria com a Sociedade Brasileira de Meteorologia.

congresso contará com apresentação de cerca de 300 pesquisas. “A cada dois anos as comunidades científica e profissional para discutir e apresentar as pesquisas mais recentes no meio acadêmico e as inovações tecnológicas na área de meteorologia. Será uma excelente oportunidade para estudantes, professores e pesquisadores compartilharem conhecimento”, explicou diretor-presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro.

De acordo com a coordenadora do CBMET, a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, o congresso é o principal evento promovido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) e este ano está na 21ª edição. “O evento seria realizado o ano passado, mas teve que ser adiado por conta da pandemia. A boa notícia é que este ano estamos comemorando os 40 anos do primeiro CBMET realizado em Campina Grande-PB e também os 40 anos de regulamentação da profissão do meteorologista”, destacou Marle.

Programação – A lista completa de minicursos, palestras e mesas redondas está disponível no site aesa.pb.gov.br. Na página da Aesa também é possível conferir a vazão das águas do rio São Francisco na Paraíba, a situação dos 134 reservatórios monitorados pelo Governo do Estado, a quantidade de chuvas nos municípios paraibanos, além do trabalho realizado pelos comitês de bacias hidrográficas.