Conselho Estadual de Recursos Hídricos aprova prestação de contas do Fundo de Recursos Hídricos

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba (CERH) aprovou nesta quarta-feira (5) o relatório de prestação de contas do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. O documento, elaborado pelo Governo do Estado, detalhou como foram investidos mais de 1 milhão e trezentos mil reais durante o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022.

A apresentação para os membros do conselho foi realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa/Senar-PB), no bairro Jaguaribe, em João Pessoa. A prestação de contas elencou investimentos: no fortalecimento dos comitês de bacias; na elaboração de planos e projetos em recursos hídricos; na recuperação, despoluição e preservação de mananciais; na fiscalização de rios e açudes; na melhoria da infraestrutura e na promoção de capacitações, entre outras coisas.

O Governo do Estado está aplicando recursos vultuosos no sistema de recursos hídricos. Mesmo durante a pandemia, seguimos trabalhando muito para garantir água de qualidade para a população”, destacou o diretor-presidente da Aesa e secretário-executivo do CERH, Porfírio Loureiro Catão.

Durante a reunião desta também foi apresentado o trabalho realizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) no Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês). O encontro desta quarta-feira foi o primeiro no modelo presencial após a pandemia.

Agência Nacional das Águas (Ana), gestora do Procomitês, avaliou que atingimos pouco mais de 90% das metas estabelecidas para o ano passado. Mas, nós recorremos desta decisão, explicamos de forma detalhada a realização do trabalho e conseguimos o reconhecimento 100% das metas”, explicou Porfírio Loureiro.