Aesa apresenta principais ações da gestão dos recursos hídricos ao Conselho Estadual

 

A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) apresentou ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) as principais ações da gestão dos recursos hídricos que vão garantir água de qualidade para a população. A apresentação foi na manhã desta quarta-feira (12)realizada na sala de reuniões da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, em Jaguaribe, na capital.

Entre as ações apresentadas estiveram: a assinatura do contrato da 3ª Fase do Progestão, a conclusão da atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos, o andamento do Plano das Bacias Litorâneas, a ordem de serviço para a Atualização do Plano de Recursos Hídricos do rio Paraíba, Projeto Recuperação de Nascentes, os projetos educacionais Aesa nas Escolas e Comitê nas Escolas e a realização do Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos.

 

A apresentação foi realizada pelo diretor-presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, que também anunciou o 1° Simpósio Paraibano de Segurança de Barragens que será realizado em setembro, em João Pessoa. “A segurança sempre será prioridade na Paraíba e nós precisamos mostrar isso para sociedade. Somos o único estado da federação que tem um programa permanente de recuperação de barragem. Este importante programa é realizado com recursos próprios da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado. Durante o simpósio vai ser apresentado o Painel de Segurança de Barragem, que no Brasil só tem no Ceará e a agora a Paraíba”, destacou Porfírio.

Durante a reunião do conselho também foram destacados investimentos: nas redes de monitoramento do clima urbano e das 23 microrregiões paraibanas. “Hoje a Paraíba monitora a quantidade chuva em todos os 223 municípios. Se consideramos o raio de ação, temos a rede com maior capilaridade do Nordeste e estamos ampliando e melhorando esta rede. Agora vamos ter um monitoramento dos grandes centros urbanos com estações agrometeorológicas na entrada, saída e no centro destas cidades”, explicou o gerente-executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno Teodósio de Medeiros.“Por meio de um convênio com Banco Mundial foram adquiridas 73 modernas estações de monitoramento climático, um investimento de mais de 7 milhões e 600 mil reais”, completou Porfírio.