PIANCÓ-PIRANHAS-AÇU
A Bacia Hidrográfica Piranhas-Açu, totalmente inserida no clima semi-árido nordestino, possui uma área total de drenagem de 43.681,50 Km2, sendo 26.183,00 Km2, correspondendo a 60% da área no Estado da Paraíba, e 17.498,50 Km2, correspondendo a 40% da área no Estado do Rio Grande do Norte. Contempla 147 municípios, sendo 45 municípios no Estado do Rio Grande do Norte e 102 municípios no Estado da Paraíba e conta com uma população total de 1.363.802 habitantes, sendo que 914.343 habitantes (67%) no Estado da Paraíba e 449.459 habitantes (33%) no Estado do Rio Grande do Norte.
O principal rio da bacia é o rio Piranhas-Açu, de domínio federal, uma vez que nasce no município de Bonito de Santa Fé, no Estado da Paraíba, e segue seu curso natural pelo Estado do Rio Grande do Norte, desaguando no Oceano Atlântico, na Costa Potiguar.
Trata-se de uma importante bacia para os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, pois é nela que estão localizados a barragem Armando Ribeiro Gonçalves e o sistema de reservatórios Curema-Mãe D’Água, considerados estratégicos para o desenvolvimento sócio-econômico destes Estados.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório de água do Estado do Rio Grande do Norte, com capacidade de armazenamento de 2,400 bilhões de m3, a partir da qual o rio Piranhas-Açu torna-se perene, permitindo o desenvolvimento da potencialidade agrícola de toda região denominada Baixo - Açu, além de garantir o abastecimento de vários municípios e comunidades rurais, utilizando diversos sistemas adutores.
- Diretoria provisória do comitê da bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu.
- Dispõe sobre diretrizes para o processo de mobilização social para instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu.
- Dispõe sobre normas, procedimentos e critérios para o processo de escolha e indicação dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu.
- Institui a Comissão Eleitoral do Comitê da bacia do Rio Piranhas-Açu.
- Aprova o Regimento Interno do Comitê da Bacia Hidrogrufica do Rio Piranhas-Açu - CBH Piranhas-Açu.
- (Publicada no D.O.U em 25/04/2007)
- Regimento Interno do CBH-Piranhas-Açu
- Prorroga o prazo do mandato da Diretoria Provisória do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu.
- Prorroga o prazo do mandato da Diretoria Provisória do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu.
- Institui o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu, com área de atuação localizada nos Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, e dá outras providências.
- Designação dos membros da Diretoria Provisória do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu.
- Designação dos representantes do Poder Público, da Sociedade Civil organizada e dos Usuários, para compor o Grupo de Apoio à Diretoria Provisória.
Fotos das Reuniões do Comitê
IGARN - Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte relatório da qualidade da água - Piranhas-Açu - SET/2007
Documentos:
- Evolução do Oxigênio Dissolvido
- Galeria de fotos
- Impactos Observados no Trecho de Coremas
- Impactos Observados no Município de Paulista - PB
- Impactos Observados no Município de Pombal - PB
- Impactos Observados no Município de São Bento - PB
- Impactos Observados no Município de São Domingos de Pombal - PB
- Levantamento Ambiental do Rio Piranhas-Açu
- Relatório Fotográfico
- Relatório Fotográfico (cont.)
Mapas:
- Impactos Observados no Trecho de Alto Rodrigues
- Impactos no Município de Assu
- Impactos Observados no Trecho Assu-Ipanguaçu
- Impactos Observados no Município de Caicó
- Impactos Observados no Trecho de Coremas
- Impactos no Município de Jardim de Piranhas
- Impactos Observados no Município de Jucurutú
- Impactos Observados no Município de Paulista - PB