Uma comitiva formada por diretores da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), membros de comitês de bacias e representantes do Fórum Estadual de Comitês representará a Paraíba no Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (ENCOB) que será realizado em Vitória, Espírito Santo de 8 a 13 de setembro.
Entre os destaques da programação do evento estará a oficina temática “CONJUNTURA DO SINGREH E PERSPECTIVAS DE FUTURO”, realizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no dia 11 de setembro, das 9h00 às 12h00.
O objetivo da oficina é criar um espaço para a troca de experiências e opiniões entre os membros do SINGREH, que é a estrutura de governança no Brasil para a gestão de recursos hídricos. O SINGREH tem como principal objetivo gerir o uso da água de forma democrática e participativa, coordenando a gestão integrada, arbitrando conflitos, e controlando o uso e a recuperação de corpos d’água.
O debate será em formato de “aquário”, com quatro convidados representando os diferentes entes do SINGREH: a ANA, um órgão gestor estadual, um comitê de bacia e um conselho de recursos hídricos. Cada um dos participantes fará uma reflexão sobre a sua perspectiva dentro do SINGREH e sua visão de futuro. Em seguida, outros participantes poderão contribuir para o debate. Esse formato visa promover a escuta ativa e o compartilhamento de experiências.
Participantes e Programação
O evento terá a abertura e o encerramento conduzidos por Humberto Cardoso Gonçalves, e a moderação de Renata Rozendo Maranhão, da ANA.
A programação será dividida em duas rodadas de reflexão:
-
Primeira rodada (9h30 – 10h30): Focada na “Situação atual do SINGREH”, com explanações sobre avanços, limitações e desafios do sistema.
-
Segunda rodada (10h45 – 11h45): Abordará as “Perspectivas de futuro” do SINGREH, levando em conta o cenário político, econômico, social e ambiental.
Os oradores que conduzirão o diálogo serão:
-
Brandina de Amorim (ANA)
-
Vinícius Tavares Constante (SEMAE/SC)
-
Francisco de Assis (CBH Velhas)
-
Maria Aparecida Borges Pimentel Vargas (CNRH)
Resultados Esperados
Espera-se que, ao final da oficina, os participantes possam levar para suas áreas de atuação propostas para melhorar a performance de suas instituições como membros do SINGREH. As opiniões e percepções levantadas durante o evento serão compiladas em um relatório que destacará os pontos mais frequentes para cada um dos entes do sistema. O relatório será posteriormente apresentado a diversas entidades do setor, como o Conselho Nacional de Recursos Hídricos e a própria ANA, para auxiliar na implementação de melhorias.