A Paraíba voltou a se destacar como referência nacional em gestão de recursos hídricos ao receber, entre os dias 18 e 20 de agosto, uma comitiva da Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Agerh) e representantes do Banco Mundial. O encontro foi marcado por uma intensa troca de experiências e pela valorização do modelo de gestão adotado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).
Durante três dias, os visitantes conheceram de perto a estrutura da Aesa em João Pessoa e Campina Grande, participaram de capacitações sobre operação de sistemas hídricos, fiscalização, segurança de barragens, monitoramento hidrológico, planejamento e sustentabilidade financeira, além de visitas de campo à barragem de Acauã e ao Canal das Vertentes Litorâneas nos municípios de Itatuba e Salgado de São Félix.
O presidente da Agerh, Fábio Ahnert, ressaltou a relevância da experiência e destacou a Paraíba como inspiração. “Essa visita foi muito rica e nos permitiu identificar avanços e soluções que podem ser aplicados no Espírito Santo. A Paraíba está de parabéns, é uma inspiração para nós. Nossa equipe foi muito bem recebida e voltamos para casa com aprendizados que vão fortalecer nosso trabalho”, afirmou.
Representando o Banco Mundial, Viviane Virgolim destacou que o intercâmbio fortalece parcerias e abre espaço para novas colaborações. “A visita foi muito boa exatamente por proporcionar essa interação entre as equipes e fortalecer a parceria entre os estados. Acredito que daqui levaremos muitas contribuições para o Projeto Águas 2, ampliando ainda mais essa troca e abrindo caminho para novas parcerias”, avaliou.
Já o presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, fez questão de frisar que a troca foi mútua. “Estamos aprendendo mais do que ensinando. As contribuições que a comitiva nos trouxe foram muito valiosas. Esse intercâmbio é salutar e nos mostra que, juntos, podemos fortalecer cada vez mais a gestão de recursos hídricos no país”, destacou.