AESA

 

AESA

 

AESA

 

Serviços

 
::. Notícias ::. Terça-Feira, 30 de Maio de 2017
Aesa participa da Missão do Diálogo Político sobre Recursos Hídricos
14-02-2017
A+ A-

-
 A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) participou nesta segunda-feira(14)e da Segunda Missão do Diálogo Político sobre Recursos Hídricos, realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Agência Nacional das Águas (ANA). O evento foi realizado no auditório do Senai, em Caicó, no Rio Grande do Norte e discute, entre outros assuntos, a cobrança da água bruta na bacia hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu.

Uma delegação da OCDE composta por funcionários e especialistas internacionais vai compartilhar experiências sobre o papel dos instrumentos econômicos na gestão da água. “Estes encontros tem como objetivo avaliar o desempenho da cobrança pelo uso de recursos hídricos, apontando as principais lacunas, bem como entender como esta cobrança pode contribuir para as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e adaptação as mudanças climáticas”, explicou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

A cobrança da água bruta (aquela que é retirada de rios e açudes sem tratamento) foi instituída pelo Governo do Estado para incentivar o uso racional dos recursos hídricos. Devem pagar pelo consumo os usuários que utilizarem a partir de 200 mil metros cúbicos por ano. O valor de 100 metros cúbicos varia entre R$ 0,03 e R$ 1,5 de acordo com o uso. As taxas foram estabelecidas pelos comitês de bacias e aprovadas pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado da Paraíba.

Características da bacia - O rio Piancó-Piranhas-Açu nasce na Serra de Piancó no estado da Paraíba e desemboca próximo à cidade de Macau no Rio Grande do Norte. A perenidade de seu fluxo é assegurada por dois reservatórios: Coremas – Mãe d’Água, na Paraíba, com capacidade de 1,360 bilhões de metros cúbicos e a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Rio Grande do Norte, que comporta 2,4 bilhões de metros cúbicos.





Voltar para página inicial

::. Busca