Já estão abertas as inscrições para o curso “Rede de Alerta dos Eventos Críticos Extremos e Protocolo de Ação”, promovido pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA). O curso será ministrado no dia 27 de janeiro, das 9h às 12h, em formato de webconferência pela plataforma Google Meet, com transmissão simultânea pelo YouTube. A carga horária é de 3 horas e haverá emissão de certificados para participantes com, no mínimo, 75% de presença. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas CLICANDO AQUI
Objetivos
A formação tem como objetivo geral apresentar a Rede de alerta dos eventos críticos extremos e o protocolo de ação utilizado para emissão de avisos e alertas. Entre os objetivos específicos estão a padronização de conceitos, a análise e interpretação de dados, a metodologia de operação da rede de alerta e o detalhamento do protocolo de ação.
Conteúdo programático
O conteúdo aborda temas como eventos extremos e gestão de riscos, estrutura e funcionamento da Rede de Alerta dos Eventos Extremos e monitoramento meteorológico e hidrológico. Também serão discutidos os sistemas de alerta, a comunicação de risco e os protocolos de ação a serem adotados pelos diferentes órgãos envolvidos.
Público-alvo
O curso é direcionado a membros de Comitês de Bacias Hidrográficas, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos. Também podem participar servidores da AESA, técnicos de nível médio e superior, tecnólogos com atividades afins e estudantes de cursos técnicos e superiores relacionados à área.