
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) realizou, no dia 18 de dezembro, reunião técnica com instituições e centros de meteorologia do Nordeste para a elaboração da Previsão Climática por consenso do trimestre janeiro, fevereiro e março de 2026. Na reunião, foram analisados campos atmosféricos, oceânicos e as condições hidrológicas sobre o Nordeste do Brasil, enfocando, em particular, o estado da Paraíba.
Como resultado, o consenso técnico aponta um cenário climático com precipitações pluviométricas de normal a abaixo da média para a região semiárida da Paraíba, regiões do Cariri, Curimataú e Sertão, considerando a variabilidade característica da estação, já que nessas regiões se inicia o período mais chuvoso. Nas demais regiões do estado, Agreste, Brejo e Litoral, as perspectivas ainda permanecem em torno da climatologia do período.
As informações produzidas durante a reunião subsidiam o acompanhamento hidrometeorológico, o planejamento institucional e a atuação preventiva dos órgãos que integram o sistema de monitoramento climático no estado.