A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) foi destaque no 3º Seminário Nacional de Integração da Regulação de Usos de Recursos Hídricos, realizado em João Pessoa como parte da programação do 2° Fórum Brasil das Águas. Representando o estado anfitrião, o presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, integrou o painel sobre o aprimoramento dos procedimentos de regulação de usos, reforçando o compromisso da Paraíba com uma gestão integrada e eficiente.
“É muito prazeroso receber todos aqui na Paraíba e acompanhar a evolução dos estados parceiros. É muito bom saber que estamos evoluindo, que a gestão está avançando em parceria com a ANA. A regulação dos recursos hídricos precisa ser integrada, não apenas na outorga, mas também na cobrança, nos planos e no enquadramento”, destacou Porfírio Loureiro.
Durante o evento, o gerente de Outorga e Fiscalização da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh), Marcílio Caetano, ressaltou que o sistema de outorga do Ceará se modernizou após conhecer o modelo adotado pela Aesa. “Em contato com nossos colegas da Paraíba, conheci o sistema utilizado pela Aesa e fiquei impressionado com a praticidade. Então, buscamos também fazer o mesmo no Ceará. Isso mostra a importância do intercâmbio entre os estados para aprimorar a gestão dos recursos hídricos” disse.