A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) realizará no dia 30 de abril de 2026 a capacitação “Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado a Recursos Hídricos – Praticando o SWAT+”. O evento acontecerá das 9h às 12h, em formato de web conferência, com transmissão pelo Google Meet e YouTube.
CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VAGA
A iniciativa tem como objetivo qualificar profissionais e estudantes na modelagem hidrológica, com foco no uso das ferramentas QSWAT+, SWAT Editor e SWAT Toolbox, aplicadas ao modelo SWAT (Soil and Water Assessment Tool). O conteúdo contempla aspectos teóricos e práticos, incluindo conceitos de modelagem, uso do SWAT na gestão de bacias hidrográficas e preparação de dados para simulação.
Entre os temas abordados, estão a seleção e o tratamento de dados de elevação, solo, cobertura do solo e clima, além da apresentação de fontes públicas de informação, como AESA, NASA, ANA, INMET e USGS.
A capacitação é voltada a membros de comitês de bacias hidrográficas, integrantes do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, servidores da AESA, técnicos, tecnólogos e estudantes de áreas afins.
A atividade será ministrada por Franklin Mendonça Linhares, subgerente de Geoprocessamento da AESA. Para participação nos exercícios práticos, é necessário instalar o QGIS 3.34.15-Prizren e o SWAT+. A certificação será concedida aos participantes com presença mínima de 75%.