CICLOS ANUAIS

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – Aesa, ministrou nos dias 28 e 29 de Agosto de 2018 o cursos de “Gestão Integrada de Águas Superficiais e Subterrâneas da Paraíba” e “Abordagem Prática de Gestão Integrada de Águas no Cariri Paraibano”, com as aulas ocorrendo nas dependências do SESC/Senac Cabo Branco, no município de João Pessoa – PB.  O curso foi ministrado pelo geólogo da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Sr. Zotan Romero.

No dia 30 de agosto de 2018, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – Aesa, ministrou o curso Abordagem Prática de Gestão Integrada de Águas no Cariri Paraibano. Tratou-se de um curso prático que realizado nas imediações da cidade de Boqueirão – PB. O curso foi ministrado pelo geólogo da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Sr. Zotan Romero com contribuição do Presidente da Aesa, Sr. João Fernandes da Silva.

A água é um dos recursos mais importantes para os seres vivos. É recomendável que, diariamente, uma pessoa consuma, de preferência, dois litros de água por dia. Entretanto, não é um bem abundante, pelo contrário, é um recurso finito e em algumas situações e lugares é escasso. Além disso, todas as atividades humanas utilizam água, em maior ou menor quantidade, gerando impactos quantitativos e qualitativos. Por isso, é importante elaborar leis e criar hábitos de preservação da água, tendo em vista não somente nos dias atuais, mas também nas futuras gerações.

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba - AESA e os Comitês de Bacias Hidrográficas, a partir do entendimento de que a educação ambiental para recursos hídricos ainda é pouco explorada e que os professores e estudantes da rede formal não possuem materiais diretamente relacionados à gestão das águas, criaram o Projeto Comitês nas Escolas, afim de expandir o conhecimento acerca da gestão dos recursos hídricos e formar multiplicadores.

O Projeto Comitês nas Escolas, através de um Kit Educativo, leva capacitação a professores e gestores das escolas estaduais, de forma a tornar uma ação permanente da AESA o ensino da Educação Ambiental para proteção dos recursos hídricos nas escolas que abrangem as Bacias Hidrográficas do Estado da Paraíba, que são 3 estaduais, CBH-Litoral Norte, CBH-Litoral Sul, CBH- Rio Paraíba, e um Federal, CBH-Piancó/Piranhas/Açu.

Este projeto teve início no ano de 2021, com a parceria da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba que ajudou a difundir e implantar junto as escolas da rede estadual de ensino.

A equipe de Educação Ambiental da AESA também contou com a parceria de membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas, servidores da SEIRHMA, da SUDEMA e do IFPB que atuaram e atuam voluntariamente nas capacitações como instrutores e monitores.

As capacitações aos professores e gestores se dão através do Kit Educativo e são divididas em 3 Etapas por Região que atende cada Comitê de Bacia Hidrográfica. A 1ª, 2ª e 3ª Etapa compreende o CBH-Litoral Sul, CBH-Litoral Norte e CBH-Rio Paraíba, respectivamente. A 4ª Etapa se encontra em estágio de negociação devido ao fato de ser do âmbito Federal e compreenderá o CBH-Piancó/Piranhas/Açu.

Nesse sentido, apresenta-se o projeto Comitês nas Escolas, como uma estratégia de educação ambiental para recursos hídricos no estado da Paraíba.

O objetivo do projeto Comitês nas Escolas é expandir o conhecimento acerca da gestão dos recursos hídricos, através de um Kit educativo para uso de professores e estudantes, utilizando os conceitos de Bacia Hidrográfica, Comitês de Bacias Hidrográficas, Lei das Águas, entre outros conceitos relacionados à gestão das águas.

PÚBLICO BENEFICIADO PELAS CAPACITAÇÕES

O público das capacitações são professores de escolas públicas estaduais localizadas nas regiões de abrangência das Bacias Hidrográficas dos Rios Gramame, Abiaí, Mamanguape, Miriri, Camaratuba e Paraíba. É indicada, especialmente à participação de professores ministrantes das disciplinas de Geografia, Ciências e Biologia, estando disponível a todas as disciplinas, por ser um tema multidisciplinar. O público beneficiado final são estudantes do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e do ensino médio (1ª a 3ª série).