Governador recebe novo Plano Estadual de Recursos Hídricos com diretrizes e ações para os próximos 20 anos

O governador João Azevêdo recebeu, na manhã desta segunda-feira (27), o novo Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba. O plano, que prevê investimentos de R$ 8 bilhões em infraestrutura hídrica nos próximos 20 anos, foi entregue pelo secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, e pela diretoria da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).  A publicação impressa e em versão digital é um importante instrumento de gestão com base na nova realidade hídrica do Estado.

O governador João Azevêdo classificou como fundamental esse plano por trazer as diretrizes e ações detalhadas que vão orientar os investimentos na construção e melhorias de barragens, adutoras e monitoramento climático para garantir a segurança hídrica do Estado nos próximos 20 anos. O chefe do Executivo destacou a necessidade da transformação do Plano em lei estadual de forma a garantir o cumprimento de todos os projetos a curto, médio e longo prazo.

O diretor-presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, explicou a importância do plano para a gestão dos recursos hídricos da Paraíba.

“Apresentamos o principal instrumento de gestão, que é o Plano Estadual. Nele está o planejamento de todas as ações de recursos hídricos para os próximos 20 anos com projeção de investimentos de 8,2 bilhões de reais.

Dentro do Plano Estadual está o Projeto de Segurança Hídrica da Paraíba. Este projeto prevê um sistema de redundância de adutoras a fim de garantir abastecimento contínuo, mesmo nos períodos de estiagem, para os 223 municípios”,

explicou.

O secretário Deusdete Queiroga lembrou que a última atualização do plano se deu em 2005 e, após convênio firmado em 2019, o Plano foi aprovado em novembro do ano passado por unanimidade pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos. “Vencida essa etapa, o governador João Azevêdo irá encaminhar esse plano para aprovação da Assembleia Legislativa da Paraíba de forma a institucionalizar as diretrizes da segurança hídrica do Estado”, explicou Deusdete Queiroga.