Aesa convida usuários de água para discutir utilização dos recursos do Sistema Hídrico Acauã

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) está convidando usuários de água bruta (sem tratamento) para discutir a utilização dos recursos do Sistema Hídrico Acauã. A reunião Alocação de Água 2023/2024 será realizada nesta quinta-feira (21) no Centro de Eventos Walfrido de Melo, localizado na rua Osvaldo da Silva, número 756, na cidade de Mogeiro.

De acordo com o diretor de Gestão e Apoio Estratégico da Aesa, Waldemir Fernandes de Azevedo, o objetivo da reunião é distribuir a água de forma equilibrada e justa. “Alocação é um processo de mediação com a sociedade em geral, com todos os usuários de água. A partir daí é que se faz uma negociação, uma análise para saber quais são os usos possíveis para a água de determinado reservatório. Este é um processo democrático, participativo. É assim que fazemos a gestão dos recursos hídricos”, explicou o diretor Waldemir, que também é presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba.

Foram convidados para a reunião representantes de: prefeituras e câmaras municipais; Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa); usuários de água; sindicatos e conselhos municipais; Ministério Público da Paraíba (MPPB); Comissão de acompanhamento da Alocação; e da sociedade em geral.

O açude Argemiro de Figueiredo, conhecido como Acauã e localizado na cidade de Itatuba, está com 64% de sua capacidade, ou seja, 162 milhões de metros cúbicos.