Dia Mundial da Água chega com ótima notícia para agricultores

O Dia Mundial da Água, este 22 de março, chega com uma ótima notícia para os agricultores paraibanos: já está na fase final de elaboração a ferramenta que ajudará a escolher a hora certa de iniciar as plantações e as melhores culturas de plantio para cada região. O Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos (Seira), desenvolvido pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) em parceria com o Projeto Cooperar, deve ser lançado até o final de julho.

De acordo com o diretor-presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, a plataforma permitirá que o agricultor programe semeaduras e colheitas com mais segurança. “Teremos 96 estações meteorológicas automáticas monitorando o tempo e o clima em toda a Paraíba. Neste momento já temos 80 em pleno funcionamento e as outras 16 estão na fase de verificação e calibração do sistema. Os paraibanos terão todas as informações na palma da mão, pois os dados ficarão disponíveis em aplicativos para os sistemas Android, IOS e também no site da Aesa”, destacou Porfírio. O Seira é desenvolvido com recursos do Governo do Estado, em parceria com o Banco Mundial.

As estações seguem os padrões da Organização Meteorológica Mundial e trabalham enviando dados para a Aesa a cada dez minutos. “São equipamentos altamente tecnológicos que conseguem caracterizar o clima com muita precisão. Tanta precisão que vamos até caracterizar os microclimas das 23 microrregiões da Paraíba. De forma prática: a estação capta e envia informações da umidade do solo (até 60 centímetros de profundidade), pressão atmosférica, quantidade de chuvas do período, radiação solar, temperatura do ar, temperatura do solo (até 60 centímetros de profundidade), direção e velocidade do vento”, detalhou o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno Teodósio de Medeiros.

SEMANA DA ÁGUA – Na quinta-feira (21) a coordenadora do Fundo Estadual de Recursos Hídricos da Aesa, Lovania Werlang, ministrou a palestra “Impactos Ambientais na Bacia Hidrográfica” na reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Sul, em João Pessoa. A programação da reunião contou ainda com uma visita técnica ao rio Gramame.

Nesta sexta-feira (22) será realizada no município de Boqueirão a reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba e será ministrada pela Aesa a palestra “Impactos Ambientais do Uso da Bacia Hidrográfica sobre a Barragem”. A programação da Semana da Água terá ainda o 7º Abraço das Águas no açude Epitácio Pessoa. Para a capital paraibana está programada uma visita técnica ao Laboratório de Hidráulica da UFPB com os membros do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul.

LIVE – Na próxima terça-feira (26), às 9 horas, as meteorologistas Carmem Becker e Marle Bandeira realizarão a live “Água e Clima – Perspectivas Climáticas” no canal da Aesa no Youtube. Entre os temas abordados estarão: a influência do El Ninõ no tempo e clima da Paraíba, quantidade de chuvas esperadas para o próximo trimestre, a atenuação da seca no Cariri paraibano e o papel da Aesa no monitoramento hidroclimático.